• Mudando a Rotina para Exercer Cidadania

    Mudando a Rotina para Exercer Cidadania

    Uma iniciativa do Projeto Gente Nova patrocinada pela PETROBRAS.
  • 1

 

O Projeto Mudando a Rotina para Exercer a Cidadania é uma iniciativa do Projeto Gente Nova - PROGEN que tem por objetivo desenvolver ações com crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidade de forma articulada, integrada e continuada; que contribuam na prevenção de situações de risco social e violações de direitos, visando o desenvolvimento da sociabilidade e criatividade, para a construção de projetos individuais, coletivos e o fortalecimento de vinculo familiar e comunitário.

O projeto é patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Foi selecionado dentre os 3.439 inscritos de todo o Brasil na seleção pública do ano de 2012. Com este patrocínio foi possível potencializar o atendimento a 450 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 200 adolescentes e jovens de 15 a 24 anos em situações de risco e vulnerabilidade social.

O projeto será desenvolvido ao longo de 24 meses com ações pautadas na educação não formal proporcionando através da Roda de Conversa e oficinas sócio-educativas (música, oficina de trabalho, educação e cidadania, multimídia, circo, dança, teatro e esportes) a construção de um olhar crítico sobre as situações vivenciadas por crianças, adolescentes e jovens numa proposta de educação integrada incentivando a participação no ambiente escolar e integrando a família e a comunidade como corresponsáveis no processo educativo.

Em pouco mais de dois meses de trabalho o projeto superou as expectativas. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Inclusão Social, da Fundação FEAC e patrocínio da Petrobras, foi possível atender mais 160 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos que residem no Jardim Bassoli, ampliando assim o trabalho do PROGEN na região noroeste de Campinas.