setembro 05 2019 0Comment

PROGEN CELEBRA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

O Progen Vila Bela realizou no dia 02 de Setembro uma ação para celebração e “reinauguração” dos espaços com destaque para a sala do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional, que é utilizada principalmente para as atividades manuais como Costura, artesanato. Outros espaços da Organização também passaram por readequações tornado-os acessíveis, como por exemplo: o corredor principal, banheiros, refeitório e acessos às salas de atividades e quadra.

A ação contou com a presença dos parceiros: Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Fundação FEAC, Conselho do Idoso, Projeto Território de Todos e CREAS Noroeste.

Essa adequação dos espaços fisicos só foi possível devido a parceria do Progen com FEAC , a execução do projeto arquitetônico de acessibilidade foi realizada ao longo do mês de Julho , houve muita mudança tanto nas partes externas, quanto nas partes internas deixando o piso nivelado e colocando rampas de acesso, dois lugares tiveram um cuidado especial: a Sala de Artesanato que ganhou mesas, cadeiras e armários novos e o Refeitório, que ganhou mesas novas com cadeiras para facilitar a refeição principalmente dos idosos.

A ação contou com uma apresentação de abertura do grupo do Coral com os atendidos e falas da Coordenação Técnica e Geral da unidade e da Diretora Presidente. Além das falas dos representantes dos parceiros, sobre a importância de momentos e ações como essas. Para finalizar duas usuárias desfizeram o laço abrindo as portas e reinaugurando a sala e visitando os demais espaços reformados.

De acordo com o Coordenador Técnico do Progen, Cláudio Raizaro, “É de extrema pertinência e relevância a parceria da Fundação Feac com o Progen que, por intermédio do Projeto Igual, tornou possível promover a acessibilidade arquitetônica e a adequação de mobiliários nos espaços de atendimentos da Unidade Castelo Branco (Vila Bela) destinados às PCD e/ou com mobilidade reduzida, que na perspectiva do modelo social de direitos humanos, o Progen vai promover, ainda mais, a inclusão, a segurança, a autonomia, a cidadania e o bem-estar a estes usuários e, principalmente, em poder zelar e garantir os seus Direitos que historicamente foram e, infelizmente, continuam sendo violados pela nossa sociedade, sobretudo pelas barreiras atitudinais que ainda persistem em nosso meio. Cabe ainda ressaltar que outro agente fundamental desta parceria é a equipe do Projeto Território de Todos que, utilizando-se de sua expertise e metodologia inovadora, terá nos espaços da Unidade do Progen a referência e o apoio que precisarem, inclusive de utilizar os espaços para atendimento visando, assim, atender e ampliar (potencializar) os atendimentos da macrorregião noroeste e demais regiões do município das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias“.

cmslogicadigital-info

Write a Reply or Comment