Projeto Mandacaru

Público alvo80 crianças, adolescentes e jovens da Unidade Satélite Íris

Objetivo: O Mandacaru é um projeto de prevenção e combate às violências sexuais contra crianças e adolescentes, executado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV 06 a 14 anos) e no Centro de Convivência Inclusivo e Inter geracional (SCFV-CCII) do PROGEN Satélite Íris. O objetivo é identificar, conscientizar e fortalecer mecanismos de autoproteção nos participantes a partir de um conjunto de estratégias teórico-metodológicas preventivas, dentre elas:

a) Grupo com crianças de 06 a 09 anos; grupo de crianças de 10 a 11 anos; grupo de adolescentes de 10 a 14 anos; e um grupo de meninas de 12 a 18 anos;

b) Atendimentos Individuais e Familiares;

c) Formações e discussões de casos com as equipes da Unidade PROGEN Satélite Íris;

d) Reuniões para articulação, formação e discussões de caso com a Rede do Sistema de Garantia de Direitos Humanos;

e) Participações nos Conselhos Municipais de Direitos das Crianças e Adolescentes;

f) Criação e adaptação de tecnologias sociais como jogos e brincadeiras para mediar espaços expressivos, reflexivos e lúdicos sobre as violências sexuais e mecanismos de autoproteção.

 

O Projeto MANDACARU está vinculado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS:

Campanha 18 de Maio

No dia 18 de maio de 2023, realizamos o Evento do Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no PROGEN Satélite Íris. Essa ação foi promovida pela Rede Intersetorial Novas Atitudes da região noroeste de Campinas/SP, formada por serviços do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), em parceria com o Projeto Mandacaru, contando com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), fomentada pela FEAC. A programação da Campanha 18 de Maio contou com teatro, rodas de conversa de meninas, de meninos e de familiares, pintura facial, cinema na caixa, jogos e brincadeiras e distribuição de materiais informativos da campanha nacional “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes” pelo Projeto Mandacaru.

A realização de um projeto específico de prevenção e combate às violências sexuais fomenta o debate desse importante tema ao longo de todo o ano e não apenas em maio, qualificando ainda mais, o atendimento na proteção social básica e a garantia da proteção ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Parceiro: Programa Enfrentamento às Violências – Fundação FEAC

Realização: Progen