agosto 06 2021 0Comment

Projeto Gente Nova produz livro intergeracional como forma de manter e fortalecer os vínculos mesmo diante de Pandemia.

A partir do desafio que a Pandemia de COVID-19 trouxe às Organizações Sociais, a Organização O Projeto Gente Nova – Progen, buscou novas formas de atuação e contou com a produção de um livro Intergeracional. O livro Esperançar Tecendo Histórias, conta fragmentos da vida de 20 participantes da Unidade Vila Bela, em sua maioria idosos que participam das atividades desenvolvidas pela Organização.

Atendendo 2460 pessoas de todas as faixas de idade divididos em 4 unidades, o Projeto Gente Nova que completou 37 anos de fundação no último 4 de julho, realizou diversas ações em comemoração a essa data. Dentre elas o lançamento do Livro Esperançar Tecendo Histórias que fechou o mês com chave de ouro.

O processo de produção que iniciou como uma das estratégias da Pandemia e começou a ser colocado no papel em fevereiro deste ano, teve como base o tema anual da Unidade Vila Bela: Esperançar: Construindo coletivamente, despertando saberes e promovendo iniciativas. Contou com a proposta de buscar novas formas de ver o mundo, de se relacionar e de enxergar novas possibilidades, devido o cenário de Pandemia que já completa mais de um 1 ano. O Livro traz como objetivo, eternizar memórias e tornar os atendidos protagonistas de suas histórias, além de aproximar o leitor às vivências dos participantes com as ilustrações que foram elaboradas pelas crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de 06 a 14 anos executada através da Parceria com a Secretaria de Assistência Social Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Grande parte da construção do Livro foi elaborada de forma remota, via telefone, WhatsApp, explorando as ferramentas tecnológicas que vieram para somar no atendimento da Organização. Através da elaboração, o Progen trabalhou diversos aspectos com os participantes dentre eles o fortalecimento dos vínculos familiares que foi fundamental no processo para que as crianças pudessem estar presentes pelos desenhos e conhecer as histórias do público idoso. Todo o processo seguiu as recomendações e normas de segurança para o combate ao Coronavírus colocadas pela Organização mundial da saúde.

Para o lançamento do Livro, foi organizado a entrega de Press Kits, devido aos protocolos de segurança. Os Press Kits serão enviados para os autores, colaboradores da organização além de parceiros como Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria de Assistência Social Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Instituto Robert Bosch, Associação Primavera Alemanha, Fundação FEAC, Instituto EPTV, Programmers entre outros.

cmslogicadigital-info

Write a Reply or Comment