Fevereiro 01 2019 0Comment

RODA DE FORMAÇÃO: é o momento chave da proposta pedagógica.

É a reunião de todos – em roda – logo no início do período, para o grande momento formativo e descobrir e interiorizar valores.
Educadores e educandos sentam juntos para refletirem sobre os valores da vida. É o momento de propor valores novos e fazê-los agradáveis e aceitáveis e melhores do que os apresentados pela mídia e pela sociedade.
Se educar é formar para valores esse é o momento ideal.
A Roda é o momento do desenvolvimento e reflexão do tema do ano com seus valores, objetivos e ações.
É o momento de aprender a fazer silêncio para poder ouvir, entender e interiorizar a mensagem.
É o momento em que se ajuda o educando a aprender a aquietar-se, a parar os movimentos, a concentrar-se.
É o espaço de construção das regras de convivência, de programação e organização das atividades do dia.
É o momento de compartilhar experiências, dificuldades, anseios e os fatos (do bairro ou da sociedade) que estão interferindo na vida do educando.
É o momento de se resolverem problemas, diferenças e conflitos coletivos para se construir um grupo disposto a conviver e a trabalhar junto naquele dia.

Em suma, é o grande momento formativo, sem esquecer de que como para D. Bosco também para o Progen todo ambiente e programação é educativo (… é o todo, é o clima salesiano que forma, que educa).

As atividades sócio educativas que são oferecidas passam a ser o meio prático para se aprender a ser e a conviver, pois em todo o seu desenvolvimento sempre os valores são focalizados e relembrados.

cmslogicadigital-info

Write a Reply or Comment